PAUTA: I Encontro de
formação Projeto Trilhas
DATA: 21/08/2012                                                             LOCAL: EMEI Princípio do Saber
Nº DE PARTICIPANTES: 10
professores (4 professores de 1º ano, 3 de 2º ano e 3 de Educação Infantil).
OBJETIVOS DO ENCONTRO
CONTEÚDO
MATERIAL
SÍNTESE
DO ENCONTRO
ATIVIDADE
  PROPOSTA 
 | 
  
TEMPO
  PREVISTO 
 | 
 
Leitura
  Compartilhada 
 | 
  
5 minutos 
 | 
 
Filme de
  apresentação do projeto TRILHAS 
 | 
  
10 minutos 
 | 
 
Discussão coletiva
  para compreensão do projeto e elaboração de combinados para o uso do material 
 | 
  
15 minutos 
 | 
 
Estudo Coletivo do
  texto: Jogos de Linguagem 
 | 
  
30 minutos 
 | 
 
Análise e
  apresentação dos jogos de linguagem 
 | 
  
40 minutos 
 | 
 
Planejamento da
  rotina escolar 
 | 
  
20 minutos 
 | 
 
ORGANIZAÇÃO
DO GRUPO
DESENVOLVIMENTO
DO ENCONTRO
1-  Leitura
Compartilhada do texto “Felicidade Clandestina – Clarice Lispector”
2-  Compreensão
da estrutura, dos objetivos, da metodologia e dos materiais que compõem o
projeto.
Exibir
os programas “Projeto TRILHAS Apresentação” (3:20) e “Projeto TRILHAS
Apresentação do Material” (4:37).
Após
a apresentação abrir espaços para discutir dúvidas, conhecer o material e
traçar combinados para o uso coletivo do material. 
3-  Discussão
do texto: Jogos de Linguagem
Considerando
a leitura prévia do texto, propor aos professores que discutam as seguintes
proposições:
·        
Conceitue: Sistema de escrita alfabética e Cultura
escrita.
·        
Por que utilizar os jogos como metodologia
para o ensino do sistema de escrita alfabética?
·        
Como os jogos de linguagem podem favorecer o
aprendizado da língua?
·        
Quais aspectos da língua estão relacionados
nos jogos do Projeto Trilhas?
·        
O que o professor precisa garantir ao propor
o trabalho com os jogos?
4-  Análise
e apresentação dos Jogos de Linguagem
Cada
professor deverá apresentar um jogo discutindo com o grupo os possíveis
encaminhamentos, objetivos e propostas de atividades.
5-  Planejamento
da rotina escolar
Rever
com o grupo de professores do 1º ano a rotina semanal de suas turmas de modo a
garantir os jogos de linguagem como atividade em um dia da semana. 
AVALIAÇÃO
Retomar
coletivamente os objetivos do encontro e verificar se esses foram alcançados, a
partir dos comentários dos participantes sobre as contribuições que ele
proporcionou para sua atuação com os alunos.
Aprendemos muitos jogos interessante. Eliane
ResponderExcluir