PREFEITURA
MUNICIPAL DE RIO VERDE GOIÁS
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPEORTE E LAZER -
SMEEL
SISTEMA
MUNICIPAL DE ENSINO
Unidade Escolar: EMEF MARIA RIBEIRO COSTA
Professora Regente : Telma Francisca Ribeiro
Coordenadora: Maria Lúcia Cardoso de Brito
Ano: 1º ano A Turno: Matutino
PROJETO
TRILHAS
·
Iniciamos o projeto contando a história: “Os
sete cabritinhos”.
Adaptação Xosé
Ballesteros, ilustração de Sofia F. Rodrigues e Ana Miguez.
Fala do cuidado que as crianças precisam ter com
pessoas estranhas e também da obediência.
·
Segundo dia – História – “Os músicos de Bremen –
fala de animais velhos que são descartados pelos donos depois de prestar seus
serviços: Cuidado com nossos avós e pessoas idosas – respeito e amor”.
·
Terceiro dia – História: “A galinha dos ovos de
ouro” – animais que nascem de ovos – ansiedade, não esperar a hora certa de
fazer as coisas trás prejuízos. _ Pessoas ansiosas perdem muito.
·
Quarto dia
- Cantamos a música: Seu Lobato em um Sítio”. _ Falamos de animais
domésticos e selvagens, fizemos duas listas e ilustramos com o animal de sua
preferência.
·
Quinto dia – Assistimos a um vídeo de animais –
que fala das qualidades de cada um, as crianças escolheram um que achavam
parecidos com suas qualidades, fizeram uma ilustração.
Cantamos a música “O sono dos bichos” – Renato Rocha – as crianças com máscaras de
animais fizeram a coreografia.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE RIO VERDE GOIÁS
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPEORTE E LAZER -
SMEEL
SISTEMA
MUNICIPAL DE ENSINO
Unidade Escolar: EMEF MARIA RIBEIRO COSTA
Professora Regente : Rosilda Santina de Aguiar
Silva
Professora Apoio: Viviane Marques Costa
Coordenadora: Milka Márcia da Silva
Ano: 1º ano B Turno: Vespertino
PROJETO TRILHA DA
LEITURA
As atividades referentes ao “ Projeto Trilha da leitura”, iniciaram na primeira semana do
mês de setembro, sendo que na segunda- feira, dia três foram escolhidos
algumas atividades a serem trabalhadas no decorrer dos dias da semana
onde a professora Regente Rosilda, a professora de Apoio Viviane e a Coordenadora
Milka Márcia trabalharam juntas.
No primeiro momento foram escolhidas
algumas parlendas para serem lidas durante o recreio e dentro da sala de aula e
foram escolhidos os livros de historias a serem lidos às crianças.
Começando na primeira semana. A
professora Rosilda desenvolveu leitura em voz alta das parlendas contidas no
livro para classe. Com a dinâmica repórter de parlenda foi trabalhadas a
interpretação dos textos apresentados, retratando o cenário e os personagens
enquanto vinha sendo veiculadas as músicas contidas no CD que acompanha o
livro.
Foi trabalhado o poema “A foca”, com os
textos fragmentados e mímicos, onde os alunos puderam expressar-se com
linguagem não verbal e ilustraram com entusiasmo contagiante. A participação e
interesse dos alunos foi bastante significativa.
Na segunda semana da realização do
projeto a professora de apoio Viviane Convidou os alunos para o pátio da
escola, onde puderam apreciar a leitura participativa e integralizada do livro:
Bruxa, Bruxa. Venha à minha festa. No
qual o livro foi escrito por Ardem Druce e a ilustração foi feita por Pat Ludlow, onde os alunos faziam a representação da fala
dos personagens nele contidos. Após a leitura foi realizado um dialogo entre
alunos e professores, onde a questão principal era “todas as bruxas são
realmente malvadas”. Fizemos uma lista oral de outras historias que contém
bruxas. Eram más, por quê? No dia
seguinte os alunos puderam vestira a roupa dos personagens e realizamos a
brincadeira com a musica: Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem...
Foi muito criativo e legal onde houve integração de todos.
Na próxima etapa ouve a participação
da Coordenadora Milka Márcia, onde ela preparou o cenário para se contar a
historinha dos Cabritos e Cabritões. Adaptação
de Olalla González e ilustração de Federico Fernádesaz . Foi dividiu a turma em
cores, ou seja, foi colocado 4 cores TNT diferentes no chão e as professoras foram mandando as
crianças para o pátio da escola onde o cenário estava pronto e foram colocadas
sentadas, foi feito um trono para se contar a historia e também os personagens
foram desenhados bem maiores que as ilustrações do livro e foram eles
distribuídos pelo pátio. O mais engraçado é que as turmas que estavam vendo
montar o cenário, sempre perguntavam o que vai ter hoje na escola? Nós vamos
ver? Houve participação da professora regente e da professora de apoio e uma
integração dos alunos bem legal e significativa. Pedindo bís foi muito bom
mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário