quarta-feira, 5 de setembro de 2012

EMEI "PRINCÍPIO DO SABER" - PAUTA DO II ENCONTRO




PAUTA: II Encontro de formação Projeto Trilhas
DATA: 28/08/2012                                                             LOCAL: EMEI Princípio do Saber
Nº DE PARTICIPANTES: 10 professores (4 professores de 1º ano, 3 de 2º ano e 3 de Educação Infantil).
OBJETIVOS DO ENCONTRO
*   Aprofundar a compreensão do grupo quanto às possibilidades de trabalho com a brincadeira de faz de conta, e sua relação com o aprendizado da linguagem;
*   Apresentar um repertório de jogos para favorecer a atenção das crianças para a relação que existe entre o universo oral e o escrito;
*   Planejar uma situação onde o brincar das crianças pode ser incrementado pelas diferentes propostas do professor.

CONTEÚDO
*   A brincadeira de faz de conta;
*   Jogos de linguagem;
*   Planejamento escolar.

MATERIAL
*   Texto: “Siri recheado e o cacete”;
*   Fichas de cartolina;
*   Jogos de linguagem.

SÍNTESE DO ENCONTRO
ATIVIDADE PROPOSTA
TEMPO PREVISTO
Leitura Compartilhada
5 minutos
Estudo Coletivo do texto: A brincadeira de faz de conta
60 minutos
Planejamento de uma brincadeira de faz de conta
40 minutos
Análise e apresentação dos jogos de linguagem
20 minutos



ORGANIZAÇÃO DO GRUPO
*   Ora em círculo, ora em grupos.

DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO
1-  Leitura Compartilhada do texto “Siri recheado e o cacete – João Bosco e Aldir Blanc”

2-  Discussão do texto: A brincadeira de faz de conta
·         Considerando a leitura prévia do texto, entregar uma ficha de cartolina com uma característica da brincadeira de faz de conta para que cada professor comente;
·         Em seguida, dividir o grupo em três, e pedir que listem algumas ações que o professor pode fazer na e para a brincadeira de faz de conta.
·         Propor que os grupos respondam as perguntas abaixo:
O que as crianças aprendem com as brincadeiras de faz de conta?
Qual a relação entre a brincadeira de faz de conta e o aprendizado da linguagem?

3-  Planejamento de uma brincadeira de faz de conta
     Solicitar que os grupos planejem uma situação onde o brincar das crianças pode ser incrementado pelas diferentes propostas do professor.

4-  Análise e apresentação dos Jogos de Linguagem
    Cada professor deverá apresentar um jogo discutindo com o grupo os possíveis encaminhamentos, objetivos e propostas de atividades.


AVALIAÇÃO
Retomar coletivamente os objetivos do encontro e verificar se esses foram alcançados, a partir dos comentários dos participantes sobre as contribuições que ele proporcionou para sua atuação com os alunos.





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