PAUTA: II Encontro de
formação Projeto Trilhas
DATA: 28/08/2012 LOCAL: EMEI Princípio do Saber
Nº DE PARTICIPANTES: 10
professores (4 professores de 1º ano, 3 de 2º ano e 3 de Educação Infantil).
OBJETIVOS DO ENCONTRO
Aprofundar
a compreensão do grupo quanto às possibilidades de trabalho com a brincadeira
de faz de conta, e sua relação com o aprendizado da linguagem;
Apresentar
um repertório de jogos para favorecer a atenção das crianças para a relação que
existe entre o universo oral e o escrito;
Planejar
uma situação onde o brincar das crianças pode ser incrementado pelas diferentes
propostas do professor.
CONTEÚDO
A
brincadeira de faz de conta;
Jogos
de linguagem;
Planejamento
escolar.
MATERIAL
Texto:
“Siri recheado e o cacete”;
Fichas
de cartolina;
Jogos
de linguagem.
SÍNTESE
DO ENCONTRO
ATIVIDADE
PROPOSTA
|
TEMPO
PREVISTO
|
Leitura
Compartilhada
|
5 minutos
|
Estudo Coletivo do
texto: A brincadeira de faz de conta
|
60 minutos
|
Planejamento de uma
brincadeira de faz de conta
|
40 minutos
|
Análise e
apresentação dos jogos de linguagem
|
20 minutos
|
ORGANIZAÇÃO
DO GRUPO
Ora
em círculo, ora em grupos.
DESENVOLVIMENTO
DO ENCONTRO
1- Leitura
Compartilhada do texto “Siri recheado e o cacete – João Bosco e Aldir Blanc”
2- Discussão
do texto: A brincadeira de faz de conta
·
Considerando a leitura prévia do texto, entregar
uma ficha de cartolina com uma característica da brincadeira de faz de conta
para que cada professor comente;
·
Em seguida, dividir o grupo em três, e pedir
que listem algumas ações que o professor pode fazer na e para a brincadeira de
faz de conta.
·
Propor que os grupos respondam as perguntas
abaixo:
O
que as crianças aprendem com as brincadeiras de faz de conta?
Qual
a relação entre a brincadeira de faz de conta e o aprendizado da linguagem?
3- Planejamento
de uma brincadeira de faz de conta
Solicitar que os grupos planejem uma
situação onde o brincar das crianças pode ser incrementado pelas diferentes
propostas do professor.
4- Análise
e apresentação dos Jogos de Linguagem
Cada professor deverá apresentar um jogo
discutindo com o grupo os possíveis encaminhamentos, objetivos e propostas de
atividades.
AVALIAÇÃO
Retomar
coletivamente os objetivos do encontro e verificar se esses foram alcançados, a
partir dos comentários dos participantes sobre as contribuições que ele
proporcionou para sua atuação com os alunos.
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