quarta-feira, 5 de setembro de 2012

EMEI "PRINCÍPIO DO SABER" - PAUTA DO I ENCONTRO



PAUTA: I Encontro de formação Projeto Trilhas
DATA: 21/08/2012                                                             LOCAL: EMEI Princípio do Saber
Nº DE PARTICIPANTES: 10 professores (4 professores de 1º ano, 3 de 2º ano e 3 de Educação Infantil).
OBJETIVOS DO ENCONTRO
*   Apresentar o conjunto de material do projeto TRILHAS aos professores estabelecendo combinados para o uso coletivo;
*   Apresentar um repertório de jogos para favorecer a atenção das crianças para a relação que existe entre o universo oral e o escrito;
*   Reorganizar a rotina em sala de aula de modo a assegurar a presença dos jogos de linguagem na rotina escolar.

CONTEÚDO
*   Apresentação do projeto TRILHAS;
*   Jogos de linguagem;
*   Tempo escolar.

MATERIAL
*   Texto: Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
*   Programa Apresentação do projeto Trilhas
*   Cartelas de ilustrações e os jogos de linguagem.

SÍNTESE DO ENCONTRO
ATIVIDADE PROPOSTA
TEMPO PREVISTO
Leitura Compartilhada
5 minutos
Filme de apresentação do projeto TRILHAS
10 minutos
Discussão coletiva para compreensão do projeto e elaboração de combinados para o uso do material
15 minutos
Estudo Coletivo do texto: Jogos de Linguagem
30 minutos
Análise e apresentação dos jogos de linguagem
40 minutos
Planejamento da rotina escolar
20 minutos
ORGANIZAÇÃO DO GRUPO
*   Em círculo.

DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO
1-  Leitura Compartilhada do texto “Felicidade Clandestina – Clarice Lispector”

2-  Compreensão da estrutura, dos objetivos, da metodologia e dos materiais que compõem o projeto.
Exibir os programas “Projeto TRILHAS Apresentação” (3:20) e “Projeto TRILHAS Apresentação do Material” (4:37).
Após a apresentação abrir espaços para discutir dúvidas, conhecer o material e traçar combinados para o uso coletivo do material.

3-  Discussão do texto: Jogos de Linguagem
Considerando a leitura prévia do texto, propor aos professores que discutam as seguintes proposições:
·         Conceitue: Sistema de escrita alfabética e Cultura escrita.
·         Por que utilizar os jogos como metodologia para o ensino do sistema de escrita alfabética?
·         Como os jogos de linguagem podem favorecer o aprendizado da língua?
·         Quais aspectos da língua estão relacionados nos jogos do Projeto Trilhas?
·         O que o professor precisa garantir ao propor o trabalho com os jogos?

4-  Análise e apresentação dos Jogos de Linguagem
Cada professor deverá apresentar um jogo discutindo com o grupo os possíveis encaminhamentos, objetivos e propostas de atividades.

5-  Planejamento da rotina escolar
Rever com o grupo de professores do 1º ano a rotina semanal de suas turmas de modo a garantir os jogos de linguagem como atividade em um dia da semana.

AVALIAÇÃO
Retomar coletivamente os objetivos do encontro e verificar se esses foram alcançados, a partir dos comentários dos participantes sobre as contribuições que ele proporcionou para sua atuação com os alunos.





                          

Um comentário: