PAUTA: I Encontro de
formação Projeto Trilhas
DATA: 21/08/2012 LOCAL: EMEI Princípio do Saber
Nº DE PARTICIPANTES: 10
professores (4 professores de 1º ano, 3 de 2º ano e 3 de Educação Infantil).
OBJETIVOS DO ENCONTRO
Apresentar
o conjunto de material do projeto TRILHAS aos professores estabelecendo
combinados para o uso coletivo;
Apresentar
um repertório de jogos para favorecer a atenção das crianças para a relação que
existe entre o universo oral e o escrito;
Reorganizar
a rotina em sala de aula de modo a assegurar a presença dos jogos de linguagem
na rotina escolar.
CONTEÚDO
Apresentação
do projeto TRILHAS;
Jogos
de linguagem;
Tempo
escolar.
MATERIAL
Texto:
Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
Programa
Apresentação do projeto Trilhas
Cartelas
de ilustrações e os jogos de linguagem.
SÍNTESE
DO ENCONTRO
ATIVIDADE
PROPOSTA
|
TEMPO
PREVISTO
|
Leitura
Compartilhada
|
5 minutos
|
Filme de
apresentação do projeto TRILHAS
|
10 minutos
|
Discussão coletiva
para compreensão do projeto e elaboração de combinados para o uso do material
|
15 minutos
|
Estudo Coletivo do
texto: Jogos de Linguagem
|
30 minutos
|
Análise e
apresentação dos jogos de linguagem
|
40 minutos
|
Planejamento da
rotina escolar
|
20 minutos
|
ORGANIZAÇÃO
DO GRUPO
Em
círculo.
DESENVOLVIMENTO
DO ENCONTRO
1- Leitura
Compartilhada do texto “Felicidade Clandestina – Clarice Lispector”
2- Compreensão
da estrutura, dos objetivos, da metodologia e dos materiais que compõem o
projeto.
Exibir
os programas “Projeto TRILHAS Apresentação” (3:20) e “Projeto TRILHAS
Apresentação do Material” (4:37).
Após
a apresentação abrir espaços para discutir dúvidas, conhecer o material e
traçar combinados para o uso coletivo do material.
3- Discussão
do texto: Jogos de Linguagem
Considerando
a leitura prévia do texto, propor aos professores que discutam as seguintes
proposições:
·
Conceitue: Sistema de escrita alfabética e Cultura
escrita.
·
Por que utilizar os jogos como metodologia
para o ensino do sistema de escrita alfabética?
·
Como os jogos de linguagem podem favorecer o
aprendizado da língua?
·
Quais aspectos da língua estão relacionados
nos jogos do Projeto Trilhas?
·
O que o professor precisa garantir ao propor
o trabalho com os jogos?
4- Análise
e apresentação dos Jogos de Linguagem
Cada
professor deverá apresentar um jogo discutindo com o grupo os possíveis
encaminhamentos, objetivos e propostas de atividades.
5- Planejamento
da rotina escolar
Rever
com o grupo de professores do 1º ano a rotina semanal de suas turmas de modo a
garantir os jogos de linguagem como atividade em um dia da semana.
AVALIAÇÃO
Retomar
coletivamente os objetivos do encontro e verificar se esses foram alcançados, a
partir dos comentários dos participantes sobre as contribuições que ele
proporcionou para sua atuação com os alunos.
Aprendemos muitos jogos interessante. Eliane
ResponderExcluir