quarta-feira, 5 de setembro de 2012

EMEI "PRINCÍPIO DO SABER" - PAUTA DO III ENCONTRO





PAUTA: III Encontro de formação Projeto Trilhas
DATA: 04/09/2012                                                             LOCAL: EMEI Princípio do Saber
Nº DE PARTICIPANTES: 10 professores (4 professores de 1º ano, 3 de 2º ano e 3 de Educação Infantil).
OBJETIVOS DO ENCONTRO
*   Fundamentar a prática, deixando claros os conteúdos e as aprendizagens nas situações sugeridas, analisando-as com a finalidade de dar destaque à maneira de realizar a atividade;
*   Aprofundar os conteúdos das atividades propostas nos Cadernos de orientações do conjunto TRILHAS para ler e escrever textos.

CONTEÚDO
*   Ler e escrever textos narrativos;
*   Fundamentação prática;

MATERIAL
*   Texto: “A velhinha contrabandista”;
*   Folhas de A3, canetões;

SÍNTESE DO ENCONTRO
ATIVIDADE PROPOSTA
TEMPO PREVISTO
Leitura Compartilhada
5 minutos
Estudo Coletivo do texto: O trabalho com textos narrativos
50 minutos
Apresentação das atividades propostas: Histórias com Engano e Histórias com repetição
1h 35 minutos

ORGANIZAÇÃO DO GRUPO
*   Em círculo.

DESENVOLVIMENTO DO ENCONTRO
1-  Leitura Compartilhada do texto “A velha contrabandista – Sérgio Porto”

2-  Discussão do texto: O trabalho com textos narrativos
·         Considerando a leitura prévia do texto, solicitar que cada professor escreva palavras chaves que sintetizam o conteúdo do texto abordado;
·         Em seguida, pedir que socializem e discutam as palavras apresentadas, buscando discutir e compreender os conteúdos abordados no texto;
·         Iniciar a apresentação das duplas que apresentarão as sugestões para o trabalho com textos narrativos: Histórias com Engano (Profª. Eliane Sampaio e Evânia Furquim) e Histórias de Animais (Profª. Natalia Cristina e Profª Elisangela Luis)

AVALIAÇÃO
Retomar coletivamente os objetivos do encontro e verificar se esses foram alcançados, a partir dos comentários dos participantes sobre as contribuições que ele proporcionou para sua atuação com os alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário