terça-feira, 30 de outubro de 2012

 EMEF OLINDA ATAYDES
GESTORA: GLORINHA
COORDENADORA: MATILDES

1º E -  PROFª LAILA

Trabalhei  a obra literária ”A Flauta do Tatu” de Angela Lago, o momento da leitura foi realizado em um ambiente externo (pátio) para que as crianças pudessem vivenciar e visualizar novos ambientes de leitura. Logo após solucionar as dúvidas referentes ao livro, realizamos uma produção individual, posteriormente relatada.


 Os alunos escreveram e ilustraram o conteúdo absorvido no momento da leitura. Desta forma utilizaram memória, escrita e criatividade durante a produção.

http://trilhasancoragem.razaosocial.org.br/wp-content/uploads/bpfb/11162_0.232114001351560694_dsc00246-bpfbt.jpg
 
    


Em outro momento salientei os aspectos culturais, utilizamos o poema de Vinícius de Moraes ”As Borboletas”, para tal, realizamos um cartaz com o texto. As decorações foram feitas pelas crianças, assim desenvolveram criatividade e desenho, descobrindo cores, formas e a maneira correta de se expressar um conteúdo lido









Reescrevemos o poema, objetivando treino da escrita e visualização do texto trabalhando, analisando assim o conteúdo textual de um poema.









Finalizamos o momento com uma belíssima encenação, desta forma as crianças devidamente trajadas demonstraram o objetivo do poema. Utilizando a criatividade as meninas apresentaram com talento as ”Borboletas” de diversas cores em seu habitat, seguindo as rimas proporcionadas pelo autor.








Na semana seguinte as crianças participaram da leitura do Livro: ”Pêssego, pera, ameixa no pomar”, inicialmente todos se dispuseram em círculo para que pudessem visualizar a literatura, posteriormente participaram, expondo dúvidas e idéias em relação as gravuras e o texto lido.




Através de folhas xerocopiadas foi possível trabalhar sequencia lógica, rimas e coordenação motora fina. Assim, as crianças recortaram estrofes e as colaram formando a história lida anteriormente, destacaram (grifando) as rimas e releram o texto formado, para dar continuidade através da ilustração, atividade realizada posteriormente.




Os alunos representaram através de desenhos a história utilizada nesta etapa do Projeto. Com tais atividades montaram um painel, em que demonstraram todo conteúdo absorvido durante a leitura e atividades posteriores pré planejadas.



 Trabalhamos com Histórias Clássicas na Literatura brasileira, ”A Cinderela”. Inicialmente houve o momento da leitura, em que todos se dispuseram em círculo e observaram as cenas relatadas através das gravuras. Os alunos registraram a história utilizando sua imaginação e habilidades nos desenhos. As crianças vivenciaram o Conto Clássico através de representações das cenas, aqui anexado o ”baile”.



 1º C - PROFª KEITTY


Hora da leitura com a história de animais.



Apresentação do livro com as histórias clássicas.
Interagindo jogos com história clássica na sala de informática.










 Ilustração e escrita do nome dos personagens da história clássica: O Príncipe Sapo.
 Dobraduras da história clássica: O Príncipe Sapo.












1º A CINTHYA

Nessa semana apresentei o livro ”O CASO DO BOLINHO” de Tatiana Belinky. Os alunos conheceram o autor, a editora, a capa e a contra capa. Houve o reconto da história feita pelo aluno Vitor Hugo, lista dos personagens e ilustração organizada de acordo com a sequência da narrativa.

     
 Realizamos mais uma semana do Projeto Trilhas, onde foi trabalhada a parlenda ”UNI DUNI TÊ” e também a leitura do livro ”QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA” e os alunos acompanharam através do cartaz, posteriormente foi colocado o CD com a canção onde todos os alunos participaram.

 Os alunos organizaram a ornamentação do cartaz confeccionando círculos de papéis coloridos para representar bolas de sorvete, fizeram a reescrita da mesma e posteriormente realizaram um mosaíco com a gravura do sorvete. Foi explorada a brincadeira da parlenda, um momento único de descontração, foi ótimo!




Foi entregue fichas com o texto fatiado, onde colocamos em ordem e finalizamos com um lista de sabores de sorvetes, utilizando- se do alfabeto móvel.
 
     


O trabalho com Parlendas iniciou- se com a apresentação do livro Salada, Saladinha às crianças e conversa com a turma, compartilhando as parlendas que já conheciam. Logo após, foi apresentada a parlenda a ser trabalhada na semana. Convidei as crianças para lerem comigo o cartaz com a parlenda ”O macaco foi à feira”.
 

  
 Espero que apreciem as novas atividades do projeto, pois o desafio está em não transformar a leitura em uma atividade mecânica e sim em garantir a leitura por prazer, de maneira independente.

 

 Depois apresentei às crianças a parlenda com as frases lacunadas para que as mesmas completassem o que faltava. Após muita fixação no cartaz fomos para a atividade com o texto lacunado, onde em seguida realizamos a pintura e o recorte de um macaco.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário