terça-feira, 23 de outubro de 2012

EMEF Maria Ribeiro Costa



Unidade Escolar: EMEF MARIA RIBEIRO COSTA
Professora Regente : Telma Francisca Ribeiro
Coordenadora: Maria Lúcia Cardoso de Brito
Ano: 1º ano   “A”                 Turno: Matutino


HISTÓRIAS COM REPETIÇÃO


            Crianças pequenas aprendem sobre a vida por meio da repetição e gostam de rever e refazer caminhos, gestos, descobertas. Com a linguagem, não é diferente. As histórias com repetição oferecem às crianças a possibilidade de imaginar acontecimentos, que ocorrem de forma muito parecida, diversas vezes em uma mesma narrativa.
            Ao apresentar o livro: “BRUXA, BRUXA, VENHA À MINHA FESTA” de Arden Druce, as crianças exploraram a capa, o título e as ilustrações – a primeira reação das crianças foi de medo. _ “Eu não quero uma bruxa em minha festa”. Porém a medida que a professora ia lendo cada página as crianças  iam se encantando e começaram a repetir a frase: Bruxa, bruxa, venha a minha festa ... obrigado eu irei se você convidar...
            Em seguida cada criança fez a sua leitura do livro observando a riqueza de detalhes em cada ilustração, os desenhos são tão reais.
            Fizemos uma lista com os nomes dos convidados para a festa da Autora. As crianças escreveram alguns nomes dos convidados com o alfabeto móvel.
            Realizamos a atividade de escrita e leitura com o texto lacunado para completar com os nomes dos personagens.
            Fizemos um reconto da história com as crianças caracterizadas de alguns personagens (Autora, Bruxa, Duende, Lobo e Chapeuzinho Vermelho). _ A Autora lendo o livro e cada convidado agradecia e respondia que iria à festa se ela convidasse outro personagem...
            Foi apresentado também às crianças os livros – “Quer brincar de esconde-esconde? _ “O rei Bigodeira e sua banheira”, _A  parlenda  “Cadê o toucinho que estava aqui”? e  a história “A formiga e a neve”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário