Prezado(a) professor(a),
É com grande satisfação que apresentamos a você o projeto TRILHAS – uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Natura e a Comunidade Educativa CEDAC. A impressão e a distribuição do material e do acervo de livros (que faz parte do PNBE) foram viabilizadas pelo governo federal por meio do incentivo às políticas educacionais e de recursos tecnológicos, com a intenção de ofertar material de qualidade, que podem contribuir para o estabelecimento de um contexto educacional propício ao processo de aprendizagem das crianças em sala de aula.
O conjunto de material do TRILHAS que as escolas e a Secretaria de Educação receberam está em conformidade com as orientações e as diretrizes propostas pelo MEC, tanto no que tange a sua base teórica como no que diz respeito à concepção de formação continuada. Além disso, o projeto TRILHAS está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, art. 2.°, inciso II), que estabelece a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade.
A Rede Nacional de Ancoragem
Para auxiliar a implementação do TRILHAS e incentivar o seu uso nas escolas brasileiras contempladas pelo projeto, foi organizada uma Rede Nacional de Ancoragem.
Esta Rede é constituída por membros do CONSED e da UNDIME (articuladores estaduais), docentes das universidades brasileiras federais e/ou estaduais (formadores estaduais), representantes técnicos das Secretarias de Educação cujas redes de ensino foram contempladas pelo Projeto TRILHAS (formadores locais) e diretores e/ou coordenadores pedagógicos das escolas que se responsabilizam por estabelecer e coordenar espaços de formação com vocês, professores, para o melhor uso do material (formadores escolares).
Integrada à estrutura de trabalho da Rede de Ancoragem, a Comunidade Educativa CEDAC , como responsável técnica, promove encontros nacionais com os formadores e os articuladores estaduais. Nesses fóruns, são planejadas ações para serem desenvolvidas com os formadores locais nos encontros estaduais. Após a realização desses encontros, os formadores locais se reúnem com os formadores escolares e esses, por sua vez, com os professores, ou seja, com você. Como demonstra a figura abaixo, temos uma rede de formação em cascata, cujo principal objetivo é fortalecer o uso do TRILHAS nas escolas.
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