sexta-feira, 28 de junho de 2013



PREFEITURA MUNICIPAL  DE RIO VERDE GOIÁS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  - SME
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

Unidade Escolar: EMEF MARIA RIBEIRO COSTA
Professora Regente : CLAUDIANE MULLER DO NASCIMENTO SOUSA
Coordenadora: Maria Lúcia Cardoso de Brito
Ano: 1º ano   U                 Turno: VESPERTINO

PROJETO TRILHAS
POESIA


Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, recitação e memorização de poemas e poesias, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a continuação da realização do projetoTRILHAS.
O projeto com a turma do 1º ano, tem estimulado a leitura entre as crianças através da contação  e leitura de  histórias, onde a participação da professora Claudiane, através de um trabalho sério, planejado, dinâmico,   tem sido fundamental para os alunos desenvolverem diariamente a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente, estão sendo  estimulados a prática prazerosa da leitura.
Através da leitura diária, contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.
O trabalho com os livros Salada, saladinha e Quer brincar de Pique-esconde, foi importante também, porque organizamos momentos em que as crianças foram desafiadas a colacarem em jogo estratégias de leitura para antecipação e verificação do que estava escrito. A cada leitura foi possível variar o aspecto de cada livro explorado. 




























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