sexta-feira, 26 de abril de 2013

EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO



EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO
Gestora: Gerliane Santana Gouveia Cabral
Coordenadora Pedagógica: Elizangela F. Rodrigues 
Professora:Simone Barreto 1º ano "B"
 CANTIGA O CRAVO E A ROSA


Trabalhar as cantigas populares, podem oportunizar as crianças especialmente as de séries iniciais, espaço de interação afetiva, valorizando as experiências significativas de linguagem. A natureza lúdica, das cantigas, ajuda no trabalho com sílabas, rimas, reescritas. Brincar com as palavras por meio das cantigas populares é um ótimo recurso para ajudar no processo de alfabetização e letramento. 




quinta-feira, 25 de abril de 2013

EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO





EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO
Gestora: Gerliane Santana Gouveia Cabral
Coordenadora Pedagógica: Elizangela F. Rodrigues



Lançamento do Projeto

O projeto é muito rico, pois quando a criança vivencia o mundo letrado, a possibilidade de alfabetização se torna mais prazerosa e rápida, o lançamento do Projeto Trilhas foi excelente, foi apresentado os materiais do acervo do Projeto Trilhas, e as professoras dos 1º anos encantaram os alunos com a dramatização do livro:
“Os sete Cabritinhos”.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

EMEF. PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO




Vivendo no mundo magico da leitura e escrita

PROJETO TRILHAS





                                          
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE - GO
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA MUNINCIPAL DE EDUCAÇÃO-SME
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO
Email: emef_profwaldir@rioverdegoias.com.br


PROJETO TRILHAS




Projeto apresentado aos alunos da Instituição Escolar Prof. Waldyr do Município de Rio Verde – GO, tendo como objetivo incentivar o desenvolvimento e o gosto pela leitura em nossos alunos, e o envolvimento da comunidade escolar neste processo.











RIO VERDE – GO
2013








PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE – GO
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA MUNINCIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER – SME
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO
Email: emef_profwaldir@rioverdegoias.com.br



PROJETO TRILHAS






GESTORA: GERLIANE SANTANA
COORD. PEDAGOGICA: ELIZANGELA
PROFESSORAS:
CRISTIANE DA SILVA MARTINS                                      IONÁ ESTELA ROCHA PIVOTTO
JOSILENE TEIXEIRA LEMES TOIGO
SIMONE BARRETO

TURMA: 1º ANOS









RIO VERDE – GO

PÚBLICO ALVO
O projeto será desenvolvido com crianças de 6 anos, que estão cursando o 1º ano do Ensino Fundamental  na Escola Prof. Waldyr da rede pública municipal de Rio Verde.

LINHA DO TEMPO
LANÇAMENTO
DESENVOLVIMENTO
CULMINÂNCIA
18/02/2013
18/02 À 10/12/2013
13/12/2013



PROBLEMATIZAÇÃO

Com as crescentes mudanças no mundo em que vivemos, a escola necessita desenvolver nos alunos suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história. Esse projeto surgiu da necessidade de acelerar o processo de letramento e alfabetização dos alunos, para que eles possam compreender não só o que a escrita representa, mas também como ela representa graficamente a linguagem estimulando as habilidades e competências da expressão verbal e escrita, inserindo assim as crianças do 1º ano do ensino fundamental no universo letrado.


JUSTIFICATIVA:
O projeto justifica-se pela necessidade de despertar o gosto pela leitura revelando o encanto “leitura” no prazer que essa linguagem nos proporciona, adquirindo uma competência em relação à leitura e a interpretação sendo capaz de expandir o uso pela linguagem oral e escrita.
O Trabalho com a leitura e a escrita tem como finalidade atrair e amadurecer o domínio oral e escrito da língua. Utilizar essa prática de linguagem no espaço escolar permitiu a reflexão dos alunos, o desenvolvimento da competência discursiva para falar, escutar, ler e escrever nas diversas situações, garantindo a aprendizagem da leitura e dá escrita de forma lúdica, prazerosa e significativa. 
           
OBJETIVO GERAL

Ampliar o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores e refletir sobre o aprender a gostar de ler, elevando a autoestima dos alunos, incentivando-os desde o início do processo de alfabetização a ler e escrever nas mais diversas situações;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Oportunizar as crianças a aquisição de um repertório de letras, de forma a contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização;
Motivar a pesquisa e a análise das palavras do texto;
Viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos;
Criar situações em que os alunos tenham oportunidade de refletir sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem intuindo de forma contextualizada a gramática;
Valorizar a linguagem musical como fonte de referência para o ensino da leitura e escrita.
Iniciar através da contação e recontação de história, a imitação e a criação coletiva, o gosto pela leitura;
Formar leitores, auxiliando a interpretação de textos, com capacidade de representação, fluência na leitura e escrita;
Incentivar o hábito da leitura com iniciação induzida e ativar a criatividade e a produção de pequenos textos;
Produzir atividades culturais e expor à comunidade escolar obras dos diversos talentos existentes na escola;
Interagir com o corpo docente, funcionários e comunidade da escola com a biblioteca, buscando valores culturais através das datas comemorativas;
Relacionar o tema aos filmes, músicas, peças teatrais, minisséries televisivas, e a outros livros, suscitando questões verbais e não verbais aprofundando e recriando a leitura por meio do desenvolvimento no sentido ético, estético e de formação;
Despertar o gosto pela leitura;
Valorizar livros literários tendo cuidado e atenção ao pegá-los na biblioteca;
Expressar oralmente as ideias e ouvir com atenção e respeito ao outro;
Apreciar o trabalho coletivo na leitura, escrita e sentenças matemáticas.



CONTEÚDOS
Parlendas
-Leitura e interpretação
-Palavras - chave (letra inicial, final, quantidade de letras...)
-Memorização
-Ilustração
-Ordenação
-Recitação
-Texto lacunado
-Ditado colorido, cantado e ilustrado
-Quantidade

Canções
-Expressão corporal (dramatização)
-Corpo humano
-Ritmo
-Brincadeiras
-Palavras-chave
-Texto fatiado
-Palavras faltosas
-Titulo de canções
-Reescrita de memoria (coletiva)
-Quebra de linha

Poemas
-Características e estrutura
-Rimas
-Lista temática
-Ditado
-Memorização
-Letra inicial e final
-Reescrita
-Separabilidade
-Palavras-chave

Histórias
De engano, Com repetição, rimadas, com acumulação, de animais, clássicas:
-Leitura e interpretação oral e escrita (informações explicita e implícita)
-Estrutura do texto
-Nome de personagens
-Lista de palavras
-Palavras do contexto
-Sequência lógica (começo, meio e fim)
-Reescrita de fragmentos da história
-Revisão coletiva
-Texto lacunado
-Diálogo (pontuação)
-Leitura de memória
-Ordenação e ilustração
-Rimas
-Som dos animais (onomatopeias)
-História em sequência
-Leitura com entonação
-Dramatização de histórias
-Características de personagens
-Teatro

METODOLOGIA
Parlendas

Leitura e interpretação do livro Salada, saladinha para conhecer as parlendas e escolher uma que lerá aos alunos.
Exploração de cartaz com a parlenda a ser trabalhada, localizando palavras-chaves dentro do contexto.
Ilustração de parlendas evidenciando a interpretação.
Uso do caderno de leitura para memorização de parlendas exploradas.
Realização de concursos para garantir a memorização de parlendas.
Realização de atividades variadas relacionadas a texto lacunado e fatiado.
Exploração de palavras do contexto em estudo por meio de ditado colorido, cantado e ilustrado.
Identificação de estrofes, versos, palavras e letras dentro das parlendas exploradas.
Montagem de palavras exploradas usando o alfabeto móvel.

Canções
Apresentação e exploração dos livros: Brinque-Book e Quem canta seus males espanta 1 e 2  por meio de audição de canções utilizando som e CD.
Utilização de brincadeiras, explorando as músicas trabalhadas.
Localização de palavras chave dentro de cartazes.
Uso do caderno de leitura para memorização de músicas exploradas para brincarem com os pais.
Exploração de musicas para localização das partes do corpo.
Identificação de rimas dentro das canções exploradas.
Trabalho com texto fatiado em grupo, observando a estrutura do texto.
Trabalho com texto lacunado usando banco de palavras.
Realização de ditado pelos alunos tendo a professora como escriba realizando a quebra de linha.

Poemas
Recitação de poemas para o professor valorizando as características e rimas do poema.
Leitura de poemas com ritmo e entonação para as crianças.
Exploração de cartazes apresentando a estrutura do mesmo.
Localização de rimas dentro dos poemas explorados.
Listagem de palavras rimadas.
Exploração de palavras do contexto em estudo, localizando-as em cartazes e atividades individuais.
Apresentação de recital para outras turmas.


Histórias
De engano, Com repetição, rimadas, com acumulação, de animais, clássicas:
Preparação com antecedência da história a ser explorada.
Exploração dos livros por fora e por dentro.
Localização de autores, editora, ilustradora, títulos.
Identificação de personagens e características dos mesmos.
Listagem de palavras temáticas.
Exploração de palavras-chave dentro do contexto.
Atividade com texto lacunado coletivo e individual.
Ordenação de texto fatiado.
Produção coletiva de história tendo a professora como escriba.
Revisão coletiva do texto escrito.
Reescrita de um final diferente para história.
Uso de alfabeto móvel para escrita de palavras exploradas nas histórias em grupo ou individual.
Ilustração e ordenação de histórias.
Leitura com entonação feita pelos alunos com auxilio do professor.
Exploração de atividades relacionadas ao diálogo dos personagens, observando a pontuação.
Dramatização de pequenas histórias, observando características dos personagens.
Gravação de diálogos feita pelos alunos imitando os personagens.

RECURSOS DIDÁTICOS
Livros paradidáticos
Textos informativos
Som
CD e DVD
Data show
Canudinhos
Tampinhas
Material dourado
Alfabeto móvel
Papeis coloridos
Colas, tesouras
Material do aluno
Cartazes
Giz de cera
Lápis de cor
Tinta guache
Jogos
Músicas

CULMINÂNCIA
Apresentação de teatro com os contos estudados.
Exposição de todo material realizado durante o semestre.

PRODUTO FINAL
Apresentação de um livros confeccionados pelos próprios alunos.


CRONOGRAMA

DATA
ATIVIDADES
18/02
Lançamento do projeto (exposição de todo o material do projeto trilha, roda da conversa sobre o projeto).
Leitura da história com engano Os sete cabritinhos, seguida de dramatização pelos professores. (PIA, PIB e PIC), no refeitório da escola.
25/02
Exploração de cartaz com a parlenda Cadê o toucinho e montagem coletiva do texto fatiado e ilustração coletiva.
04/03
Exploração de cartaz e recitação da parlenda Boi da cara preta com utilização do microfone.
11/03
Exploração da parlenda hoje é domingo, localizando palavras-chave e ilustração.
18/03
Exploração da parlenda Macaco foi à feira e texto lacunado com auxílio de banco de palavras em grupo. Cada grupo com seu cartaz.
25/03
Escrita de uma parlenda de memória coletiva tendo a professora como escriba, fazendo revisão coletiva e expondo em cartaz.
01/04
Roda de conversa sobre canções e apresentação do livro Brinque book e audição de algumas canções do CD. Brincar com algumas canções.
08/04
Audição e dramatização da canção O cravo brigou com a rosa.
15/04
Exploração da canção Samba Lelé, brincadeira de roda, e montagem do cartaz com a música.
22/04
Cantar e filmar uma canção para ser ouvida por outra turma..
29/04
Utilização de cartazes e CD explorando a música Lá vem seu Noé, em seguida realização coletiva de troca de nomes de animais e seus respectivos sons (onomatopeias).
06/05
Localização de rimas em cartaz, Arca de Noé.
13/05
Exploração do poema Arca de Noé, localizando palavras do contexto. Listagem dos animais.
20/05
Exploração de cartazes observando a estrutura e a características do poema. “Arca de Noé,”
27/05
Ensaio para um recital com diferentes vozes e entonação.
03/06
Apresentação de um recital com o poema explorado,.Convidar outras turma para apreciação do recital.
10/06
Realização do jogo das rimas e listagem de palavras rimadas no poema.
17/06
Recitar para os alunos o poema A porta e realizar leitura e interpretação coletiva.


Obs. Toda quarta-feira, realização de jogos em grupo para fixação dos conteúdos trabalhados.
Todos os dias serão utilizados livros do acervo da biblioteca do projeto trilhas e do cantinho da leitura na hora do encantamento..


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que os educandos efetivamente realizarem.  Além da interiorização de conceitos básicos, deverá ser introduzida auto avaliação.











ANEXO I



ACERVO DA BIBLIOTECA
TITULO
EDITORA
Canta e dança  
Brinque Book
Bruxa, Bruxa venha à minha festa 
Brinque Book
Quem canta seus males espanta 1
Caramelo
Quem canta seus males espanta 2
Caramelo
Rei bigodeira e sua banheira
Àtica
A casa sonolenta 
Àtica
Contos de Perrault
Àtica
Quem quer brincar de pique-esconde?
FTD
O grande rabanete
Moderna
Salada saladinha
Moderna
Uma girafa e tanto
Cosacnaif
Volta ao mundo em 52 histórias
Cia das letrinhas
A arca de Noé
Cia das letrinhas
Os sete cabritinhos
Callis
Cabritos, Cabritões
Callis
Fiz voar o meu chapéu
Formato
Pêssego, pêra, ameixa no pomar
Salamandra
Boi da cara preta
L&PM
O bicho folharal 
ROCCO
A flauta do tatu 
ROCCO